Textos

Teophylactus
     Há mil anos viveu Teophylactus. O poder político que sua família possuía era grande o suficiente para fazê-lo ocupar o trono papal por três vezes! Mas, não se sentou, realmente, no trono de Pedro por nenhuma das três vezes!
     - Não podemos sacramentar o menino! É necessário que ele termine seus estudos e que atinja a maioridade!
     Teophylactus, depois Bento IX, foi eleito, aos dez anos de idade, por exigência e compra de votos do conde Alberico de Túscolo, seu pai.
     - Eu comandarei a Igreja enquanto ele não com0pletar a maioridade.
     - O senhor quer dizer que continuará comandando, não é, conde?
     Alberico não respondeu e ninguém ousou tocar no assunto novamente. Por duas décadas a família mandou na Igreja com João XIX e  Bento VIII.
     É perfeitamente compreensível que o menino não estivesse nem um pouco preocupado com os deveres papais. E quando completou os estudos e se tornou adulto só envergonhou a Igreja! Vez ou outra, aborrecido, aparecia para jogar algumas bênçãos sobre os fiéis.
     - Dominus vobiscum! – era tudo o que sabia.
     Tantas barbaridades aprontou que foi deposto, dando lugar a um novo Papa. Mas, o conde Alberico forçou e Teophylactus foi eleito pela segunda vez!
Os romanos não gostaram e ele teve que renunciar, agora também por corrupção, estupros, assassinatos, orgias! Uma desgraça de papa!
     Rapidamente reuniu forças e voltou pela terceira vez! Diz-se que estava bêbado quando vendeu seu papado a seu padrinho, o sacerdote João Gratian, que se autonomearia papa Gregório VI.
     - Saia daí, padrinho, esse trono é meu!
     Teophylactus, arrependido da venda, exigiu a devolução do título. Manteve-se Papa por mais uma breve temporada, até que p rei Henrique III do Sacro Império Romano-Germânico acabasse com a palhaçada da família Túscolo. O novo Papa chamou-se Clemente II.
     Incrível, mas, quando Clemente II morreu em outubro de 1047, Teophylactus invadiu o Palácio de Latrão, a casa do Papa! Foi despejado pelas tropas germânicas nove meses depois.
     - A vida desse Papa foi tão vil, tão abominável, tão execrável, que eu me arrepio de nela pensar, e me recuso a continuar falando dele! – afirmou o Papa Victor III.
     Bento XIX, o Teophylactus, está enterrado no Convento de Grotaferrata.

Praia Grande, SP, 28/11/23
Edmir Bergamini
Enviado por Edmir Bergamini em 28/11/2023


Comentários